Medidor de indutância para filtros



Durante a semana estive pensando em um problema recorrente que tenho aqui no shack: os sinais de FM das broadcasts chegam muito forte por aqui (talvez por eu estar muito próximo da região da Avenida Paulista e do centro de São Paulo).

Isso, muitas vezes, dificulta a recepção dos sinais de HF pelo SDR.

Então, para contornar esse problema, resolvi construir alguns filtros rejeita banda (de 88 a 107 MHz - a faixa de FM). Entretanto, toda vez que penso em construir tais filtros, caio em outro problema: como medir indutâncias na faixa dos nano Henry?

Os instrumentos de bancada para efetuar essa medição são bastante caros (e eu não posso gastar dinheiro nenhum agora). Então, resolvi pesquisar na internet por algum projeto já pronto para fazer tais medições.

Foi aí que cheguei num projeto que achei muito interessante. Ele foi publicado na revista americana 73 Amateur Radio Magazine, na edição de setembro de 1990 (páginas 50 a 53 do PDF - artigo "The Coil Tester"). É um pequeno projeto, de autoria do nosso amigo radioamador Michael A. Covington - N4TMI, baseado num circuito tanque ressonante LC, capaz de atingir frequências de 20 KHz a 20 MHz.

Com isso, pode-se medir indutores na faixa de 0,2 uH até 0,2 H ou até mais!

O uso é bastante simples: basta conectar o indutor nos terminais (usei metade de um soquete de CI) e, com auxílio de um osciloscópio ou um frequencímetro, ler a frequência de ressonância do tanque LC do circuito. Depois, basta aplicar essa frequência na fórmula abaixo, isolar L e descobrir o valor do indutor (uma vez que o valor do capacitor é conhecido e sofre pouquíssima alteração):
Como é um circuito bem simples (usa dois FETs como base de um oscilador e um capacitor de precisão - stiroflex - de 150 pF), resolvi montá-lo.

Primeiramente, montei o circuito em protoboard para fazer a prova de conceito pois, como não tinha os dois FETs 2N5245 no estoque, resolvi usar os J310 que tinha por aqui.

Pois bem, depois do circuito montado em protoboard, testei alguns indutores industriais e o resultado surpreendeu! Obtive respostas muito boas nas medições!

Então, montei o circuito de forma permanente. Sou um admirador das técnicas "alternativas" de montagem e, mais uma vez, usei o estilo Manhattan na construção desse circuito.

As fotos do processo de montagem estão abaixo. Indico aos amigos que precisam medir pequenas indutâncias que testem esse circuito. Funcionou muito bem aqui na bancada.

Agora posso prosseguir com meus projetos de filtros...







Espero que tenham gostado. Depois, volto com mais novidades!

Forte 73  à todos!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas