O início de tudo
Olá!
Meu nome é Jonnes Nascimento e sou operador da estação PY2JFN.
Minhas maiores paixões são a eletricidade, a eletrônica e a radiofrequência. E eu tenho uma certa ideia da origem de toda essa paixão... 😁
Minha mãe conta uma história bastante interessante: ela trabalhou durante muitos anos na antiga Eletrônica Vetta (acho que era esse o nome). Essa empresa ficava na Mooca (bairro onde resido atualmente) mas, infelizmente, fechou as portas.
Segundo minha mãe, ela não só trabalhou durante anos como montadora (soldadora e testadora de aparelhos) como também trabalhou durante todo o período que me concebia, até o último momento antes de eu nascer. Ou seja, passei minha concepção sendo exposto à fumaça do fluxo do estanho que ela usava no trabalho e sendo exposto, mesmo que indiretamente, àquele monte de pecinhas eletrônicas que, mais tarde, ditariam o rumo da minha vida.
Hoje estou cursando Engenharia Elétrica (me formo ano que vem - 2020 - depois de 6 longos anos de curso!) e já fiz muitos cursos técnicos em eletrônica e computação. Atualmente trabalho como Engenheiro de Software.
Mas depois de me apresentar, quero voltar ao assunto principal deste espaço, o radioamadorismo, e relatar aqui o primeiro passo que dei e de uma forma geral, a realização de um dos meus sonhos (sim, tenho vários e com a ajuda de Deus, tenho conquistado cada um deles 🙌).
Em abril deste ano (2019), depois de muita enrolação, resolvi fazer a prova na Anatel para obter meu Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER) e, assim, obter o indicativo para que eu pudesse montar minha estação de radioamador (eu já havia obtido há algum tempo o indicativo para minha estação de rádio da faixa do cidadão, 11 metros: PX2Z5003).
Então, depois de estudar o código Morse durante três meses e, diariamente, consultar a agenda da Anatel com as datas das provas, como eu disse, em abril de 2019, realizei o exame e passei como operador classe B.
Depois disso, começou a saga para montar a estação. Como a maioria dos colegas sabe, montar uma estação de radioamador não sai barato. Dependendo dos equipamentos, chega a custar muito mais do que um carro popular. São várias coisas: antena, transceptor, acoplador, fonte de alimentação, medidores, cabos, microfones, etc.
Eu já havia colocado na cabeça que começaria comprando um bom transceptor para que eu não precisasse trocar tão cedo. Depois de muita pesquisa, cheguei ao veredito: o rádio que compraria seria um Yaesu FT-950. Foi praticamente paixão à primeira vista!
Tenho muito interesse em DX e, pelas pesquisas que fiz, esse é um excelente equipamento para contatos desse tipo.
Pois bem, hoje (e depois de 7 meses juntando dinheiro), com a ajuda do nosso mais que conhecido amigo Bila, que tem uma loja virtual chamada Shopping do Bila, consegui realizar meu sonho.
Entrei em contato com ele e, como já era de se esperar, o Bila tinha um FT-950 praticamente NOVO! Bastou que ele me enviasse as fotos para que eu fechasse o negócio no mesmo momento.
Quem conhece o Bila sabe que todos os equipamentos que ele vende tem uma excelente procedência. Todos revisados e com garantia. Ele é o tipo de pessoa em que você pode confiar para fazer negócio, de olhos fechados!
Essas são as fotos do meu (querido) rádio:
Já encomendei também uma antena para operar na faixa dos 10 e dos 40 metros. Resolvi comprar uma antena dipolo rígida DXA1040 da Diex.
Durante essa semana vou providenciar o suporte e o mastro e, assim que ela estiver em funcionamento, faço um vídeo mostrando como está a recepção da antena aqui no QTH.
O próximo passo para deixar a estação "operável" vai ser comprar uma fonte decente (como você pode ver nos detalhes da foto, estou usando uma fonte "chinesinha" e uma carga fantasma para aprender o funcionamento do rádio - os menus, configurações, etc.
Em breve volto com mais notícias sobre a estação. Fique em sintonia!
Um forte 73 de PY2JFN!
Comentários
Postar um comentário